quarta-feira, 30 de junho de 2010

A IMPORTÂNCIA DO HIPERTEXTO NA METODOLOGIA DE ENSINO

O estudo sobre o hipertexto, meio de informação disponível eletronicamente sob demanda (on line) em um computador, apresentado sob a forma hipertextual, o estudo focaliza o tema sob os aspectos tecnológico, cultural e pedagógico, procurando fornecer ao leitor uma experiência de leitura hipertextual em que conteúdo e forma, tema e seu tratamento se intercomplementam em mútua explicitação.
O hipertexto é como uma ferramenta de ensino e aprendizagem facilitando o ambiente no qual acontece a aprendizagem de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar várias informações aos usuários de hipertexto, onde participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita aos alunos
Quanto ao aspecto tecnológico, o hipertexto é apresentado em suas características arquitetônicas, origem e evolução histórica. No que concerne aos aspectos culturais há uma busca de aproximação entre as características de escrita hipertextual e algumas postulações teóricas do pós-estruturalismo relacionadas ao texto, tendo como pano de fundo uma visão da modernidade. Finalmente, em seu aspecto pedagógico, o hipertexto é focalizado no sentido de se verificar suas potencialidades e limitações. A leitura do link possibilita ainda mais o conhecimento do assunto que está sendo pesquisado.
O trabalho com hipertexto é muito enriquecedor para o aprendizado e também é muito instigante, nos leva a querer saber mais e mais. E para que isso aconteça é necessário que o internauta leia, e essa leitura é que vai levando a uma descoberta, que gera outra descoberta é mágico e apaixonante.

quarta-feira, 2 de junho de 2010